quinta-feira, 25 de junho de 2020

Você tem medo de quê? - Já somos uma geração traumatizada pelo medo


Medo do vírus. Medo da morte. Medo da depressão. Medo da dor. Medo da ansiedade. Medo da incerteza. Medo da desesperança. Medo do amanhã. Medo do hoje. Medo do erro. Medo da loucura. Medo da doença. Medo do abandono. Medo da maldade. Medo do pânico. Medo do desespero. Medo da guerra. Medo do sofrimento. Medo da impotência. Medo de tudo.

Medo de sair de casa. Medo de viajar. Medo de uma vida sem propósito. Medo de desistir de lutar. Medo de desperdiçar o tempo com o que não é importante. Medo de ser inútil e improdutiva. Medo de não confiar nas pessoas. Medo de não conseguir cuidar e proteger quem eu amo. Medo de não fazer tudo o que eu posso para minimizar o sofrimento. Medo de não conseguir dormir e me alimentar. Medo das crises políticas e econômicas. Medo de não ter força, coragem e equilíbrio para conseguir sobreviver física e mentalmente. Medo de nunca mais ter tesão. Medo de perder tudo.

Medo dos velhofóbicos. Medo dos perversos. Medo dos odientos. Medo dos violentos. Medo dos bandidos. Medo dos cruéis. Medo dos irracionais. Medo dos autoritários. Medo dos torturadores. Medo dos homofóbicos. Medo dos preconceituosos. Medo dos vampiros. Medo dos parasitas. Medo dos mentirosos. Medo dos insanos. Medo dos ignorantes. Medo dos fanáticos. Medo dos corruptos. Medo dos ladrões. Medo dos aproveitadores. Medo dos insensatos. Medo dos sádicos. Medo dos criminosos. Medo dos genocidas. Medo dos desumanos. Medo dos psicopatas. Medo dos sociopatas. Medo dos intolerantes. Medo dos ditadores. Medo dos monstros. Medo dos truculentos. Medo dos tiranos. Medo dos sanguinários. Medo dos racistas, dos machistas, dos egoístas, dos narcisistas, dos oportunistas, dos fascistas, dos nazistas, dos absolutistas, dos extremistas, dos totalitaristas, dos negacionistas, dos terraplanistas e dos outros istas.

Medo dos meus medos.

Você tem medo de quê?

Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio, é autora de "A Bela Velhice". - FOLHA ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ 2021