quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DISCURSO PROFERIDO NA CERIMÔNIA DA MEDALHA HÉLIO COSTA

Raul Fernando de Oliveira Rodrigues – Juiz   
Tânia Nagib Abou Haidar Guedes – Promotora
Auro de Moura Silveira – Escrivão
Maria da Conceição Batista de Souza Ferreira- Assist. Social
Julio Antônio de Paiva Leite – Presidente 64ª Subseção
Diogo Curi – Prefeito
Mário Luiz Alves – Presidente da Câmara
Prezados Colegas Advogados  
               
Quando tinha 18 anos de idade, perdi meu pai, deixando um vazio enorme na família, sendo preenchida por minha querida mãe Célia e minhas irmãs Vilma e Rilma.
Nunca imaginei que chegaria a vencer os desafios que veria pela frente, mas, a coisa aconteceu.
Minha mãe em conversa no leito do hospital com meu pai enfermo, recebeu a incumbência de não deixar de continuar e acompanhar os estudos dos filhos, o que foi seguido à risca, pois sou Advogado, minha irmã Vilma Bacharel em Direito, e aposentada do TRT e a mais nova Rilma Desembargadora do TRT- 2ª Região.
Aprendi muito e adquiri uma visão global para sempre, num País de poucas oportunidades para muitos, aproveitei todas que a vida me deu, pois não acomodei, não parei no tempo e quis progredir não enterrando meus talentos.
Já na Advocacia militei e tive o privilégio de ocupar quase todos os cargos na 64ª Subseção, participei desde a INSTALAÇÃO  e exerci várias atividades na diretoria e na presidência por cinco mandatos consecutivos.
Mas nunca imaginei, apesar de morar em Caxambu, que um dia teria o privilégio de exercer o cargo de Prefeito Municipal, isto em 1985, bem como exercer a vereança na gestão 2009/2012 e presidir a casa Legislativa Municipal, iniciando a  construção da sede própria da Câmara, que hoje é uma realidade.
Presenciei e vi a ditadura de 1964, época que estava estudando na Faculdade do Sul de Minas, isto de 1969/1973, bem como a volta da democracia com a vitória de Tancredo Neves e sua morte inesperada, um negro se tornar Presidente dos Estados Unidos  e  uma mulher ser empossada Presidenta do Brasil, o meu flamengo ser campeão do mundo em Tóquio e o Brasil perder de 7 para Alemanha.
Agradeço, ainda, a minha paciente esposa Isaura que trouxe ao mundo meus queridos filhos Janine e Vinicius, e na atualidade do Dr. Paulo Afonso que proporcionou pela dadiva de Deus dois netos Ana Luiza e Miguel, como também meu filho Vinicius e sua esposa Ana Lúcia, que certamente motivam a continuar na luta diária, para garantia da união da família.
  
Em especial agradeço a colaboração diária por mais de 25 anos no escritório de advocacia do colega Dr.Geraldo Magela da secretária Sirlei que com paciência convivem harmonicamente nas pelejas jurídicas.
É preciso confessar: eu olho para trás e sinto muito orgulho do caminho que segui e agradeço a todos que por bondade, escolheram meu nome para receber a MEDALHA HÉLIO COSTA e ser homenageado neste dia, destacando o Escrivão do Fórum Aureo e demais serventuários, que no dia a dia estão na Secretaria atendendo com carinho/presteza e cumprindo as determinações do Magistrado desta Comarca, tudo dentro das normas e regulamentos do Judiciário.
Mas não importa o quanto temos ou somos o importante é multiplicar, dividir e fazer dar frutos, pois quanto mais se dá, mais se tem e para ter tudo isso é necessário viver bastante, para ver tudo acontecer e o seu contrário também.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FELIZ 2021