quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Serviço ajuda consumidor a evitar golpes


                   A partir do dia 18/02/13 os consumidores que quiserem contratar serviços ou comprar produtos poderão checar informações financeiras das empresas antes de fechar negócio e reduzir o risco de cair em golpes.
                   Entra em funcionamento um serviço para fornecer dados sobre protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais, além de endereço, telefone, participação societária, faturamento e confirmação da existência legal da empresa consultada.
                   Cada relatório, enviado pela internet, custa R$ 29,90. A compra é feita no site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br) ou do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). O serviço é uma parceria da Serasa Experian, empresa de informações financeiras, com o site Reclame Aqui.
                   Para Maria Zanfoli, superintendente da Serasa Experian, a ideia é equilibrar a balança entre empresas e consumidores. "As empresas sempre puderam tomar decisões seguras na hora de liberar compras ou oferecer crédito para os clientes. Por que não os consumidores ? "
                   "O consumidor sempre foi refém das empresas. Agora, o contrário também vale", diz Maurício Vargas, presidente do site.
                   A ideia do serviço é evitar casos como o de Fernanda Ribeiro, que em 2011, comprou uma viagem para o México para comemorar a formatura.
                   Por uma semana de viagem ( hotel, passagens e alimentação ), ela pagou R$ 5.000. Na véspera do embarque, o passeio foi cancelado. O dinheiro nunca foi devolvido, e a empresa decretou falência.

Matéria de responsabilidade de ANNA CAROLINA RODRIGUES 
em colaboração para o jornal FOLHA DE SÃO PAULO.

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