A partir do dia 18/02/13 os consumidores que quiserem contratar
serviços ou comprar produtos poderão checar informações financeiras das
empresas antes de fechar negócio e reduzir o risco de cair em golpes.
Entra em funcionamento um serviço para fornecer dados sobre protestos,
cheques sem fundo, falências e ações judiciais, além de endereço, telefone,
participação societária, faturamento e confirmação da existência legal da
empresa consultada.
Cada relatório, enviado pela internet, custa R$ 29,90. A compra é feita
no site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br)
ou do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br).
O serviço é uma parceria da Serasa Experian, empresa de informações
financeiras, com o site Reclame Aqui.
Para Maria Zanfoli, superintendente da Serasa Experian, a ideia é
equilibrar a balança entre empresas e consumidores. "As empresas sempre
puderam tomar decisões seguras na hora de liberar compras ou oferecer crédito
para os clientes. Por que não os consumidores ? "
"O consumidor sempre foi refém das empresas. Agora, o contrário
também vale", diz Maurício Vargas, presidente do site.
A ideia do serviço é evitar casos como o de Fernanda Ribeiro, que em
2011, comprou uma viagem para o México para comemorar a formatura.
Por uma semana de viagem ( hotel, passagens e alimentação ), ela pagou
R$ 5.000. Na véspera do embarque, o passeio foi cancelado. O dinheiro nunca foi
devolvido, e a empresa decretou falência.
Matéria de responsabilidade de ANNA CAROLINA
RODRIGUES
em colaboração para o jornal FOLHA DE SÃO PAULO.
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