Não há nada errado com marketing pessoal, contanto que seja
sincero
Quando você não conta para ninguém o que realizou, suas
conquistas permanecem desconhecidas. Por isso, todo profissional deve divulgar
seu trabalho –para colegas, chefes, clientes e quem mais interessar.
Assim, eles poderão conhecer melhor suas habilidades e competências e devem se
lembrar de você sempre que surgir uma oportunidade.
Porém, o que tenho visto nas empresas infelizmente não é um
marketing pessoal sincero, em que a pessoa divulga seus bons resultados para
sua rede de contatos. O que tenho notado com frequência é um marketing pessoal
exagerado e, muitas vezes, até mentiroso.
As pessoas torcem os números para que os resultados apontem
a seu favor, criam análises sem conexão com a realidade para que a situação
pareça melhor do é, vangloriam-se de realizar tarefas básicas, que não
representam nada além do esperado para sua função.
Pode-se dizer que grande parte desse comportamento se deve
à insegurança dos funcionários. Com a crise, o desempenho das empresas
piorou, e a pressão sobre os empregados aumentou.
As pessoas estão com medo de perder o trabalho e fazem de tudo
para parecer que sua performance está melhor do que realmente é.
Porém, embora seja possível enxergar as razões que levam as
pessoas a agirem desse jeito, é preciso lembrar que esse comportamento é
antiético e não inspira confiança.
Em um primeiro momento, é provável que esse marketing
pessoal falso surta efeito. O profissional conseguirá impressionar chefes ou
clientes mais desatentos. Mas isso não se sustenta ao longo do tempo. Em algum
momento, a máscara cai.
Até que a hora da verdade chegue, é possível que o
funcionário tenha ganho um tempo precioso. Porém, quando os outros percebem a
enganação, ele se queima de vez. Será que vale a pena agir assim?
Eu tenho certeza que não. A melhor coisa a fazer para
construir uma carreira sólida e respeitável é ser honesto, reconhecer seus
próprios erros e pedir ajuda quando não conseguir encontrar uma forma de
alcançar os resultados esperados.
Assim, você terá a confiança dos outros e ganhará créditos
para usar em momentos difíceis. E, quando realizar um bom trabalho, talvez nem
precise se preocupar em divulgá-lo: o reconhecimento virá dos outros e
funcionará como a melhor propaganda possível. Ser elogiado vale mil vezes mais
do que qualquer autoelogio.
FOLHA DE SÃO PAULO
Texto de Américo José - Consultor de empresas e
palestrante há mais de 20 anos.
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