Pé de Moleque já tem 80 anos
O que une o apresentador Faustão, o poeta Carlos Drummond de Andrade e o presidente Venceslau Brás ?
É o pé de moleque da Barraca Vermelha, do qual todas essas figuras já se declararam fãs . O doce é feito pela mesma família há 80 anos em Piranguinho (MG ) .
De 1936 a 1967, meninos entravam com tabuleiros cheios nos vagões de trem da parada local e repetiam: “olha o pé de moleque de Piranguinho”. O doce ficou conhecido na região, mas, quando a estação ferroviária foi desativada, a família resolveu abrir uma pequena loja na rodoviária, a BR-459.
A Barraca Vermelha, que existe até hoje, produz 90 mil doces por mês nas temporadas mais rentáveis .
“É a coisa mais simples do mundo”, diz Sônia Torino, da quarta geração envolvida na produção. Mas simplicidade significa separar manualmente e torrar 500 quilos de amendoim por dia. Nada é feito em máquinas . E o pé de moleque é “vendido quase quente”, várias fornadas ao dia.
O amendoim vem de diferentes municípios paulistas ( a depender da safra ) e, depois de passar pela seleção e torra, é unido à rapadura de cana-de-açúcar derretida, que vira um melaço.
O pé de moleque tem também versões com a semente moída ou com chocolate. E há ainda o pé de moça, uma variação que leva malte e açúcar mascavo.
Fonte: Folha de S. Paulo- comida especial Domingo 19/06/16
Área de anexos
Nenhum comentário:
Postar um comentário