quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

QUEIXAS CONTRA COBRANÇAS INCÔMODAS


               

              Empresas de cobranças não podem incomodar o endividado no trabalho, procurar vizinhos ou telefonar fora de horários comercial, na prática, porém, algumas  fazem contrária.

            Um endividado  padrão, que preferiu não ter o nome revelado, desabafou que  empresas de cobranças enviam cartas a sua sogra, e-mails à filha e fazem dezenas de ligações  a sua mãe idosa, de 80 anos.

            Certas pessoas enfrentam situações semelhantes, têm dívidas com bancos  e recebem  várias ligações por dia, até nos feriados. Como também recebem telefonemas de empresas que procuram parentes endividados . Falam até  a data de nascimento dele e o valor da dívida.

            Diz o código do consumidor que contactar familiares ou vizinhos de devedor desrespeita as normas do Código. Tais condutas  têm pena de três  meses a um ano de detenção, além da multa.

            Segundo secretário nacional do consumidor, Luciano Timm, quando a empresa credora procura “ por terceiros”, com o objetivo de constranger  a reputação do devedor, ele pode registrar uma queixa no site consumidor. Gov.

            Além das ligações excessivas de empresas de recuperação de crédito, o consumidor também pode se sentir incomodado por operadores  de telemarting que fazem  telefonemas  para tentar vender produtos ou serviços.

            Segundo o Procon, não há um limite estipulado para esse tipo de contato. Porém o consumidor pode solicitar aos responsáveis que não procurem mais.

            Se as empresas insistirem , o órgão de defesa recomenda registrar, para o bloqueio, a linha pela qual o consumidor está sendo incomodado . A solicitação é gratuita e o prazo para resolução é de 30 dias.

            Os direitos dos Inadimplentes

            O que diz a lei.

            Pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, o inadimplente não pode ser exposto ao ridículo nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça .

            O que as empresas podem

            Ligar de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, para cobrar as dívidas .

            Telefonar para quem o consumidor tiver indicado, na ficha, na ficha cadastral, como contato válido.

            Esclarecer, ao telefone, dúvidas simples ( como o grau de parentesco daquela pessoa com o inadimplente ) e pedir a indicação de outra forma de contato.

            As Empresas não podem

            Fazer o contato fora do horário permitido e aos domingos.

            Incomodar no trabalho

            Expor dados pessoais e informações sobre  a dívida a terceiros.


Um comentário:

  1. DR. AVILMAR HEMETERIO SÃO ÓTIMAS DICAS ESTA QUE SR. ME FORNECEU , EM BREVE LHE FAREI UMA VISITA PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS , ANTECIPADAMENTE MUITO OBRIGADO EVALDO LEVENHAGEN BUSTAMANTE .

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FELIZ 2021