quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
QUEIXAS CONTRA COBRANÇAS INCÔMODAS
Empresas de cobranças não podem incomodar o
endividado no trabalho, procurar vizinhos ou telefonar fora de horários
comercial, na prática, porém, algumas
fazem contrária.
Um
endividado padrão, que preferiu não ter
o nome revelado, desabafou que empresas
de cobranças enviam cartas a sua sogra, e-mails à filha e fazem dezenas de
ligações a sua mãe idosa, de 80 anos.
Certas
pessoas enfrentam situações semelhantes, têm dívidas com bancos e recebem
várias ligações por dia, até nos feriados. Como também recebem
telefonemas de empresas que procuram parentes endividados . Falam até a data de nascimento dele e o valor da
dívida.
Diz o código do consumidor que
contactar familiares ou vizinhos de devedor desrespeita as normas do Código.
Tais condutas têm pena de três meses a um ano de detenção, além da multa.
Segundo
secretário nacional do consumidor, Luciano Timm, quando a empresa credora
procura “ por terceiros”, com o objetivo de constranger a reputação do devedor, ele pode registrar
uma queixa no site consumidor. Gov.
Além
das ligações excessivas de empresas de recuperação de crédito, o consumidor
também pode se sentir incomodado por operadores
de telemarting que fazem
telefonemas para tentar vender
produtos ou serviços.
Segundo
o Procon, não há um limite estipulado para esse tipo de contato. Porém o
consumidor pode solicitar aos responsáveis que não procurem mais.
Se
as empresas insistirem , o órgão de defesa recomenda registrar, para o
bloqueio, a linha pela qual o consumidor está sendo incomodado . A solicitação
é gratuita e o prazo para resolução é de 30 dias.
Os direitos dos Inadimplentes
O que diz a lei.
Pelo artigo 42 do Código de
Defesa do Consumidor, o inadimplente não pode ser exposto ao ridículo nem ser
submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça .
O que as empresas podem
Ligar de segunda a sexta-feira,
das 08h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, para cobrar as dívidas .
Telefonar
para quem o consumidor tiver indicado, na ficha, na ficha cadastral, como
contato válido.
Esclarecer,
ao telefone, dúvidas simples ( como o grau de parentesco daquela pessoa com o
inadimplente ) e pedir a indicação de outra forma de contato.
As Empresas não podem
Fazer o contato fora do horário
permitido e aos domingos.
Incomodar
no trabalho
Expor
dados pessoais e informações sobre a
dívida a terceiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 72/2017, que amplia o prazo ...
-
Advocacias negra e feminina exigem mais representatividade na entidade A OAB Nacional está em processo de discussão sobre paridade de gên...
DR. AVILMAR HEMETERIO SÃO ÓTIMAS DICAS ESTA QUE SR. ME FORNECEU , EM BREVE LHE FAREI UMA VISITA PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS , ANTECIPADAMENTE MUITO OBRIGADO EVALDO LEVENHAGEN BUSTAMANTE .
ResponderExcluir